Publicidade

Ideia corajosa

Com inspiração na rica e deslumbrante paisagem mexicana, arquitetos propõem uma construção ousada, com referências que valorizam o bem-viver em contato com a natureza

10 de Agosto, 2017 às 10:58

Em solo mexicano, a residência assinada pelo escritório de arquitetura Tescala se abre à natureza. A proposta dos profissionais, de valorizar a cultura e as características de Iucatã, é evidenciada com o uso de materiais naturais e espaços integrados, sempre em contato com a paisagem. Com 900 m², a casa tem seu layout dividido em três áreas: privada, social e serviço. Para tanto, diferentes volumes englobam os ambientes de acordo com seus usos. Em um eixo principal, quatro volumes são conectados, formando a zona central do projeto.

Os profissionais explicam que destes, dois são sólidos, voltados ao sul e oeste, a fim de proporcionar mais privacidade, enquanto os demais são levemente flutuantes, se destacando do nível do solo com suas frentes voltadas ao nordeste. Os volumes sólidos são demarcados por paredes compensadas, que favorecem a ventilação cruzada, enquanto os volumes suspensos se caracterizam por fachadas em mármore, o que possibilita a entrada de luz difusa, sombreando a parte interna. “A fachada de mármore tem um design desafiador e trouxe identidade à construção. São 486 peças verticais que unem, cada uma, duas placas de mármore fixadas em uma armação de aço”, explica um dos profissionais.

 

 

HORIZONTE INSPIRADOR

Inspirada na paisagem do entorno, a piscina foi planejada como um cenote, com granito brilhante em tom cinza, a fim de trazer profundidade, e outro em verde azulado, que garante a cor mais vívida da água. Uma tonalidade vermelha pontua o pátio, em referência à paisagem de rochas, demarcadas pela mesma cor devido aos minerais do solo. Paredes de concreto tingido dão o tom da composição, enquanto espécies de árvores típicas da região abrilhantam o cenário. “As referências do contexto natural são constantes no projeto, sempre seguindo uma mesma linha de design e priorizando o bem-estar dos usuários”, diz.

 

Veja mais fotos:

Publicidade

MAIS NOTÍCIAS

Publicidade

Publicidade