Publicidade

Arquitetura e literatura na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul promove atividades que unem a arquitetura a diferentes campos de conhecimento durante o tradicional evento na capital

07 de Novembro, 2017 às 13:55

A literatura cria imaginários e é capaz de situar o leitor em ambientes reais ou fictícios. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) provoca esta reflexão sobre espaços construídos, do ponto de vista da literatura, durante a 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. O encontro da arquitetura com a literatura acontece em debates com escritores gaúchos, oficina e sarau do Conselho.


A série de debates "Arquitetura do Imaginário" reúne escritores gaúchos que revelam suas inspirações em arquitetura na criação de cenários na ficção. A mediação é da escritora e arquiteta e urbanista Liana Timm. Entre os convidados estão Altair Martins ("Terra Avulsa"; "A Parede no Escuro"), Monique Revillion ("Teresa, Que Esperava as Uvas"; "O Deus dos Insetos"), Samir Machado de Machado ("Quatro Soldados"; "Homens Elegantes") e Carol Bensimon ("Uma Estranha na Cidade"; "Todos Nós Adorávamos Caubóis"). Nos "Domingos de criação", o CAU/RS e a Alma Gorda convidam as crianças para uma oficina de casinhas de papelão, apresentando a arquitetura e a ideia de construção de espaços de forma lúdica e divertida. Haverá também o "Sarau dos Arquitetos" com Daniel Tochetto, Ivan Mizoguchi, Charles Pizatto e Julio Posenato, autores dos primeiros livros das Coleções CAU/RS, para uma conversa sobre suas publicações.

 

A Feira do Livro de Porto Alegre acontece até o dia 19 de novembro. Em 2016, o evento reuniu um público de 1,4 milhão de pessoas. Este é o segundo ano do CAU/RS na tradicional festa da literatura na capital gaúcha. Os eventos estão sendo realizados na Tenda de Pasárgada, com exceção do Sarau dos Arquitetos, na Sala O Retrato no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo.

 

Confira a programação:

 

10/11 às 17h – Debate “Arquitetura do Imaginário” com Monique Revillion
12/11 às 11h – Oficina de casinha de papelão
13/11 às 17h30 – Sarau dos Arquitetos
14/11 às 17h – Debate “Arquitetura do Imaginário” com Altair Martins
15/11 às 17h – Debate “Arquitetura do Imaginário” com Samir Machado de Machado

Publicidade

MAIS NOTÍCIAS

Publicidade

Publicidade