Topo
Revista Living - Posts

Revista Living

  /  DESIGN   /  3ª edição do Italian Design Day acontece nesta quinta-feira, em Porto Alegre

3ª edição do Italian Design Day acontece nesta quinta-feira, em Porto Alegre

Promovido pelo Consulado Geral da Itália, evento reúne arquitetos e designers na capital gaúcha

 

Uma tarde para compartilhar conhecimentos, trocar ideias e fazer o bem! Assim será a 3ª edição do Italian Design Day, evento anual promovido pelo Consulado Geral da Itália em Porto Alegre, que ocorre nesta quinta-feira, 28 de março, no Teatro do Centro Histórico Cultural Santa Casa. A ação faz parte do projeto Vivere All’Italiana, do governo italiano, e tem o patrocínio da Florense. Neste ano, o tema abordado será: Design e as cidades do futuro. Três palestras com nomes de destaque no cenário do design nacional e internacional ocorrem a partir das 14h e toda a renda dos ingressos será revertida para a Santa Casa de Misericórdia.

Os participantes terão a oportunidade de viver uma imersão, que começará com Ceres Storchi, arquiteta brasileira especialista em Museologia e Museografia pelo Politécnico di Milano e que desenvolve trabalhos para museus e outras instituições culturais. O tema de sua explanação será “Uma existência estendida – iniciativa privada em projeto cultural no centro histórico de Porto Alegre”. Ceres também atua como designer e arquiteta em diversos projetos de restauração, iluminação, arquitetura, curadoria e museografia.

O seminário contará ainda com a palestra do estúdio Design Único, dos designers Elisa Tramontina, designer de produto pós-graduada pelo Politécnico di Milano, e Gustavo Girogi, designer industrial especializado em design de produto. Os sócios abordarão o tema “Design + IoT. Um novo amanhã”.

O terceiro e último momento do encontro será com um expoente do design italiano, o professor e arquiteto Maurizio Carta, presidente da Scuola Politecnica dell’Università de Palermo, atuando como “Ambasciatore de design Italiano”. Maurizio elaborou o paradigma da “Augmented City”, uma cidade mais senciente, inteligente e open source, baseada na criatividade, na resiliência e na reciclagem para ser mais produtiva, mais fluida e reticular. Autor de mais de 300 publicações científicas, o arquiteto falará sobre “Cidades aumentadas pelo presente em mudança”.

Palestras acontecem nesta quinta-feira, 28, em Porto Alegre (Foto: Divulgação)


As palestras serão intercaladas com breves “TED-Talks” de alunos selecionados nas universidades UFRGS, PUCRS e UNISINOS:

 

Bárbara da Silva Pinto – curso de Design da PUCRS

“Transformando a cidade através do Design: Móvel Mirim”

Bárbara Pinto é aluna do Curso de Design da PUCRS e apresentará seu trabalho de Mobiliário desenvolvido na disciplina de Laboratório Interdisciplinar 1. O desafio do projeto era construir um móvel utilizando apenas sistemas de encaixe para união das peças, sem parafusos, pregos, colas ou adesivos. Contudo o projeto não ficou apenas nas limitações técnicas. O produto final intitulado MIRIM foi patenteado pela Universidade e, em parceria com a Fundação Pão dos Pobres, é produzido pelos alunos do curso de marcenaria do Centro de Educação Profissional que oferece cursos de aprendizagem profissional para jovens em situação de vulnerabilidade e de violação de direitos. E estes móveis são distribuídos nos Centros Sociais Maristas que dão apoio às crianças e jovens moradores das comunidades próximas. O móvel Mirim, desta forma, envolve diversas pessoas em diferentes contextos, mas com o mesmo propósito, melhorar a qualidade de vida da cidade através de um produto ecologicamente correto, sustentavelmente justo e economicamente viável.


Douglas Cordova Azevedo – curso Design Visual da UFRGS

“Conceito de Interfaces digitais para inovar em serviços e experiências: o caso da A Sua Mercê”

O projeto consiste no desenvolvimento de interfaces digitais para inovar em serviços e experiências, tomando como objeto de estudo o caso de uma mercearia local na cidade de Porto Alegre/RS. O trabalho tem como objetivo explorar oportunidades e entendimentos sobre a crescente digitalização dos negócios de mercearia, conforme apontado por empresas de pesquisa e análise de mercado como a Nielsen e Deloitte, direcionado ao contexto nacional e, mais precisamente, ao contexto de município e bairro no qual se insere a mercearia estudada neste projeto. O projeto, apresentado como Tese de Conclusão de Curso, está, atualmente na sua segunda e final etapa. Douglas Cordova Azevedo é estudante de Design Visual na UFRGS e está atualmente no último semestre do curso. Foi aluno da Universidade de Roma La Sapienza, no curso de Laurea Magistrale em Design, Comunicazione Visiva e Multimediale entre 2015 e 2016, como parte de um programa de intercâmbio. Atualmente, finalizando o projeto de conclusão de curso, também atua profissionalmente em um escritório de Design, com foco em assessoria de Design, Estratégia e Branding.


Claudia Palma – Doutoranda de Design – Unisinos

“Cidades utópicas – experiência de design estratégico para projetação por cenários”

Como parte da pesquisa de doutorada da aluna Claudia Palma no PPG de Design da Unisinos, foi realizado, durante o Festival de Arte e Tecnologia Kino Bear, uma experiência de design estratégico que privilegiou os processos transculturais, dialógicos e colaborativos. A partir de uma atividade coletiva e um formato metodológico diferenciado uma trama narrativa propôs visões utópicas para cidades, motivados pelo tema Excessos Urbanos. Uma proposta projetual onde o designer atua com os atores da sociedade em prol da inovação social e cultural.


Programação completa

13h00 – Recepção e credenciamento

14h00 – Ceres Storchi – Uma existência estendida – iniciativa privada em projeto cultural no centro histórico de Porto Alegre

15h10 – Case Universitário – Bárbara da Silva Pinto – curso de Design da PUCRS

15h20 – Case Universitário – Douglas Cordova Azevedo – curso Design Visual da UFRGS

15h30 – Elisa Tramontina e Gustavo Girogi – Design + IoT. Um novo amanhã

17h00 – Case Universitário – Claudia Palma – Doutoranda de Design da Unisinos

17h10 – Intervalo

17h30 – Maurizio Carta – Cidades Aumentadas pelo presente em mudança

19h00 – Coquetel de encerramento


Italian Design Day 2019

Quando: 28 de março, a partir das 13 horas

Onde: Teatro do Centro Histórico Cultural Santa Casa – Av. Independência, 75, Porto Alegre (RS)

Entrada: R$10 (todo valor arrecadado será revertido aos projetos da Santa Casa)

Inscrições: clique aqui

Realização: Consulado-Geral da Itália e Instituto Italiano de Cultura de São Paulo

Patrocínio: Florense

Apoio: Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Porto Alegre, Câmara de Comércio Italiana, Centro Histórico Cultural Santa Casa, Uhuu e Duetto Serviços de Marketing

Comentar

× Fale conosco!