Com iniciativa da Smart, projeto ganha livro e exposição na capital

Após receber mais de 700 fotografias em sua fase inicial, Cidade feita de rio é tema de livro e exposição em Porto Alegre   Imagens do rio que banha a capital dos gaúchos, assinadas por profissionais renomados como Achutti, Fabiano Benedetti, Henrique Amaral, Letícia Remião, Nilton Santolin, Raul Krebs e Ricardo Fabrello, além de 32 …

Após receber mais de 700 fotografias em sua fase inicial, Cidade feita de rio é tema de livro e exposição em Porto Alegre

 

Imagens do rio que banha a capital dos gaúchos, assinadas por profissionais renomados como Achutti, Fabiano Benedetti, Henrique Amaral, Letícia Remião, Nilton Santolin, Raul Krebs e Ricardo Fabrello, além de 32 fotógrafos escolhidos através de um concurso cultural, compõem o livro Cidade feita de rio, que terá distribuição dirigida. A iniciativa idealizada e realizada pela Smart Arquitetura para a vida Contemporânea também terá exposição aberta ao público, de 23 a 30 de abril, na Unisinos Porto Alegre (Espaço Luiz Fernando Veríssimo – Av. Nilo Peçanha, 1600, térreo).

No total, mais de 700 fotografias foram inscritas através do site criado especialmente para o projeto. Entre os amadores, estavam moradores da capital, do interior, de outros estados e até de outros países. “Gente tão diversa, trazendo imagens tão inspiradoras, muito além do esperado pôr do sol, que foi necessário convocar um conselho editorial para a seleção”, conta Márcio Carvalho, sócio-fundador da Smart, junto a Ricardo Ruschel.

Uma das imagens que compõem o livro e a exposição é a registrada pelo fotógrafo Achutti

Além de Carvalho, o grupo foi formado por André Venzon (diretor do MACRS – Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul), Átila Franco (diretor Região Sul da ABEDesign – Associação Brasileira das Empresas de Design ABEDESIGN), Daniela Corso (membro do Conselho de Cultura do Rio Grande do Sul) Rochele Zandavalli (professora de fotografia da Unisinos), Francine Carvalho (gestora de marketing e relacionamento da Smart) e Cláudia Aragón (editora e curadora do projeto).

Segundo Márcio Carvalho, o projeto tem como objetivo mostrar a poesia do Guaíba e sua importância na identidade porto-alegrense: “Nós, como arquitetos, curadores, nos preocupamos com a paisagem da cidade, um legado que deixaremos para as próximas gerações. Acreditamos que, de forma coletiva e colaborativa, podemos incentivar um novo olhar e reforçar que não somos apenas uma cidade de frente para o rio, e, sim, uma cidade feita de rio. Esse rio que é a nossa gênese, o nosso território e a nossa utopia”, avalia.

Veleiro Gulliver e o Guaíba (Foto: Fabiano Benedetti)

 


EXPOSIÇÃO CIDADE FEITA DE RIO

 

De 23 a 30 de abril (segunda à sexta-feira, das 8h às 21h; sábado das 8h às 18h)

Na Unisinos Porto Alegre – Espaço Luiz Fernando Veríssimo (Av. Nilo Peçanha, 1600, térreo)

Kellyn Boniatti

Kellyn Boniatti

Fique por dentro das últimas tendências, curiosidades, promoções e tudo da Living.

Faça parte da comunidade da Revista Living

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *