Topo
Revista Living - Posts

Revista Living

  /  EVENTOS   /  Circuito Living – 2ª edição

Circuito Living – 2ª edição

A segunda edição do Circuito Living, realizada na tarde de 14 de agosto, contou com palestras da arquiteta Renata Pocztaruk e dos designers Marta Manente e Guto Indio da Costa, em momentos de muita informação, emoção e inspiração

 

Fotos: Juliana Finkler/pinkmov.com.br/Especial e Yuri Panichi/Especial

 

Com o patrocínio máster de Finger Móveis Planejados, a segunda edição do Circuito Living, no dia 14 de agosto, foi marcada por palestras inspiradoras ministradas por profissionais que são referência no segmento: a arquiteta Renata Pocztaruk, da ArqExpress, e os designers Marta Manente e Guto Indio da Costa.

Novamente realizado no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre (RS), o evento contou com o olhar apurado da arquiteta Aclaene de Mello, responsável pela ambientação de todo o espaço, do hall ao palco. Para compor os ambientes, a profissional selecionou peças assinadas por Marta Manente e Guto Indio da Costa (da Casa de Alessa), além dos belíssimos tapetes da patrocinadora Império Persa.

Confira os detalhes:

Clique para ampliar

 


A segunda edição do Circuito Living teve o patrocínio de Finger Móveis Planejados, Império Persa, Ladrilhart, Tokglass, Dutotec, Neia Serafim, Stella Iluminação e apoio de Aclaene de Mello Arquitetura e 5Cronia


 

Kellyn Boniatti e Aclaene de Mello no caleidoscópio da Tokglass (Foto: Yuri Panichi/Especial)


Peças de Marta Manente e tapete Império Persa (Foto: Yuri Panichi/Especial)


Para o palco, Aclaene de Mello selecionou peças de Marta Manente, Guto Indio da Costa e tapete Império Persa (Foto: Yuri Panichi/Especial)

 

Empreender na Arquitetura, com Renata Pocztaruk

A arquiteta Renata Pocztaruk, que está à frente da ArqExpress, foi a primeira palestrante da tarde. Abrindo o evento, ela inspirou o público a partir de sua própria história, com o case da ArqExpress que há quatro anos no mercado vem expandido sua área de atuação, hoje presente em 12 cidades do país. Empreender foi o tema central da palestra e, de acordo com a arquiteta, é preciso estar atento às demandas do mercado para criar soluções inovadoras junto às lacunas observadas.

Além disso, ela ressaltou a importância do autoconhecimento, de cada um compreender quais são as suas principais habilidades, para então desenvolver um projeto novo dentro da sua competência.

Renata Pocztaruk falou sobre Empreender na Arquitetura (Foto: Juliana Finkler/Especial)

“Empreender é conseguirmos enxergar uma oportunidade em um problema. Costumo dizer que uma grande ideia sempre surge de um problema que precisa ser solucionado. Se voltarmos para início da minha história, quais eram os problemas que eu tinha: as pessoas não queriam contratar um arquiteto, a crise econômica acontecia e eu não estava satisfeita. Então, o que eu poderia fazer, de fato, para mudar? Eu precisava criar um serviço que fosse mais rápido, porque as pessoas não querem perder tempo, mais eficiente e com um valor inferior, porque as pessoas achavam que não poderiam contratar um arquiteto, e eu sabia que existia um mercado muito grande que poderia ser explorado”, contou.

“Empreendemos usando a nossa própria competência
para solucionar problemas” (Renata Pocztaruk)

 

Design Brasileiro pelo Mundo, com Marta Manente

Dando sequência à tarde, a segunda palestrante foi a designer gaúcha Marta Manente. Para falar sobre suas experiências com o design a nível mundial, ela que está constantemente presente em feiras, exposições e premiações internacionais, contextualizou o público sobre o início de tudo, resgatando suas origens e história de vida.

Marta Manente relembrou momentos importantes de sua carreira (Foto: Juliana Finkler/Especial)


Gomercindo e Lourdes Manente prestigiaram a palestra da filha, a designer Marta Manente (Foto: Yuri Panichi/Especial)

 

Emocionada – e emocionando a todos –, ela relembrou a história dos bisavôs, imigrantes italianos que chegaram à Serra das Antas, na região de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, e desde sempre estiveram envolvidos com a madeira – conforme as histórias da família, as duas primeiras gerações que chegaram ao Brasil trabalharam com serraria e, depois, com móveis. “Tenho investido em projetos que remetem aos meus ancestrais italianos, que trabalharam com madeira. São memórias muito inspiradoras”, disse.

A emoção foi ainda maior com a presença dos pais da designer, Gomercindo e Lourdes Manente, na plateia. A profissional relembrou momentos da infância, vivenciados junto ao pai, hoje marceneiro aposentado, em meio às árvores. “Lembro-me dele identificando os cedros, cerejeiras, angelins, angicos, canelas e araucárias pelo aroma. Às vezes, eu o ajudava na marcenaria. Ele gostava de falar da vinda dos meus nonos (bisavós) para o Brasil, da chegada em Bento Gonçalves e também da dificuldade de transportar, na época, as toras de madeira pela correnteza do Rio das Antas. Histórias como essas se tornaram a minha principal referência de vida e de carreira, me incentivaram a escolher o design como profissão”, contou.

“A escolha dos materiais, jequitibá e palhinha, remete às memórias afetivas de infância e aos valores que carrego na minha alma ítalo-brasileira. Além disso, retornar à Itália com minhas criações durante
a Milan Design Week tem um grande apelo emocional para mim”
(Marta Manente)

 

Design (UN)Limited, com Guto Indio da Costa

Para finalizar a tarde, o carioca Guto Indio da Costa, um dos mais reconhecidos designers brasileiros de sua geração, inspirou o público falando sobre os projetos que vem desenvolvendo junto ao renomado escritório Indio da Costa A.U.D.T. Filho de gaúcho – o arquiteto Luiz Eduardo Indio da Costa, natural de Pelotas –, o designer coordena os núcleos de design e transporte do escritório, que também realiza projetos nas áreas de arquitetura e urbanismo.

Residências icônicas no Rio de Janeiro, soluções modernas e funcionais para a rotina em importantes cidades brasileiras, além de peças de mobiliário que já conquistaram o mundo estiveram em pauta durante os mais de 50 minutos de fala do profissional.

Guto Indio da Costa falou sobre os projetos que vem desenvolvendo junto ao escritório Indio da Costa A.U.D.T. (Foto: Juliana Finkler/Especial)


Foto: Yuri Panichi/Especial


Márcia e Kellyn Boniatti com o designer Guto Indio da Costa (Foto: Yuri Panichi/Especial)


Márcia e Kellyn Boniatti com os palestrantes da tarde (Foto: Juliana Finkler/Especial)

 

Confira alguns momentos das palestras:

 

Clique para ampliar

 

 

Veja quem circulou pelo evento:

Clique para ampliar

Comentar

×