De bem com o verão!

Com as temperaturas elevadas, devemos estar ainda mais atentos ao bem-estar de nossos mascotes. Conversamos com o médico veterinário Laerte Miranda Neto, da Studio Pet de Novo Hamburgo (RS), e descolamos dicas infalíveis para um verão confortável e cheio de frescor para nossos peludinhos   Horário do passeio Ao passear com seu cão, evite os …

Com as temperaturas elevadas, devemos estar ainda mais atentos ao bem-estar de nossos mascotes. Conversamos com o médico veterinário Laerte Miranda Neto, da Studio Pet de Novo Hamburgo (RS), e descolamos dicas infalíveis para um verão confortável e cheio de frescor para nossos peludinhos

 

Horário do passeio

Ao passear com seu cão, evite os horários mais quentes do dia, que normalmente se concentram próximo ao meio-dia e início da tarde. Embora o começo da manhã e o fim do dia sejam os momentos mais indicados, Laerte orienta que os moradores da região metropolitana de Porto Alegre (RS), com cidades que enfrentam um surto de leishmaniose, não passeiem com seus pets à tardinha, pois este é o período com maior incidência de mosquitos-palha, transmissores da doença (no mercado, há opções de coleiras com repelentes contra pulgas, carrapatos e mosquitos).

Fique atento à temperatura da calçada, para não queimar as patinhas de seu cão! Se o passeio for mais extenso, não esqueça de oferecer água fresca no caminho!

A intermação é um caso grave e pode ocorrer quando o tutor não seguir as orientações sobre exposição ao sol. Com sintomas que abrangem desde alterações na ofegação e respiração, dificuldade para caminhar, fraqueza, perda de consciência e até mesmo desmaio, a intermação, conforme ressalta Laerte, é bastante grave e pode levar o animal a óbito. Ao perceber qualquer um desses sinais, procure um veterinário imediatamente.

 

Água fresca

Em casa, mantenha o pote de água sempre cheio, trocando-a com frequência – cuidado para não deixar o recipiente exposto ao sol. Agradar seu pet com pedras de gelo também pode ser interessante. “Indico congelar copinhos de água e depois dar esse gelo para o cão brincar. É uma forma dele se entreter, ingerir líquido e permanecer hidratado”, diz o veterinário. Outra dica para estimular a hidratação é espalhar potes de água pela casa, principalmente nos dias mais quentes.

 

Banho refrescante

Durante o verão, o banho pode ser realizado com mais frequência, pois alivia a sensação de calor – no caso das raças de pelo médio e longo, uma vez por semana é o ideal. “A remoção do subpelo também pode ajudar a refrescá-lo sem eliminar a proteção que o pelo oferece contra os raios solares”, orienta o profissional, pós-graduando em dermatologia.

 

Protetor solar

“Há produtos com proteção solar especialmente desenvolvidos para cães de pelagem curta ou muito clara, sendo também indicados para animais albinos, com fuço rosado ou pele muito sensível”, diz Laerte.

 

Tosa e hidratação

Você sabia que os pelos funcionam como isolante térmico? Por isso, eles não devem ser tosados muito curtos. “Essa função ocorre tanto de fora para dentro, como ao contrário. Ou seja, não permite que o calor excessivo de fora afete o animal, nem que ele perca muito líquido e fique com a pele ressecada devido ao calor excessivo”, explica o veterinário. O profissional ressalta a importância da hidratação para proteger a pele. “Uma pele hidratada não irá descamar ou coçar, mantendo o animal mais confortável durante o verão”, diz.

 

Cuidado com os parasitas!

Embora a prevenção e o tratamento contra pulgas e carrapatos devam ser realizados durante todo o ano, é no verão que esses parasitas proliferam com maior facilidade. Dessa forma, os cuidados precisam ser redobrados. “Manter o uso dos ectoparasiticidas em dia, principalmente nesta época, é fundamental, independente de o cãozinho ficar somente na cidade ou ir para o litoral. Mesmo aqueles que ficam apenas dentro de casa ou apartamento estão sujeitos ao ataque desses parasitas”, diz Laerte, lembrando que os próprios tutores podem ser os carreadores de pulgas e carrapatos da rua para dentro de casa.

 


 

Studio Pet

 

Novo Hamburgo

Av. Nações Unidas, 2416

Tel.: (51) 3593-6647

 

Campo Bom

Av. Independência, 1290

Tel.: (51) 3597-7283

 

Capão da Canoa

Av. Central, 2013

Tel.: (51) 3625-2134

 

www.instagram.com/studiopet_nh_cb_cc

Kellyn Boniatti

Kellyn Boniatti

Fique por dentro das últimas tendências, curiosidades, promoções e tudo da Living.

Faça parte da comunidade da Revista Living

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *