ÚLTIMAS EDIÇÕES

Topo
Revista Living - Posts

Revista Living - CRIAR ♦ MORAR ♦ VIVER

  /  DECORAÇÃO   /  Estantes em foco na decoração

Estantes em foco na decoração

Estrelas na decoração de diversos ambientes, esses móveis ganham novo status dentro de casa. Invista em uma composição criativa!

 

A arquiteta Kika Mattos está por trás de um projeto superbacana, que tem como objetivo orientar e trazer novas inspirações no segmento da decoração. O Love Prodú (@loveprodu), como foi batizado pela profissional, que também é sócia do escritório Triart Arquitetura, possui uma programação interessante de workshops e bate-papos voltados à produção e à decoração de casas completas e ambientes ou móveis específicos. “Nasci em Sergipe e minha avó era dona de uma das primeiras lojas de decoração de lá. Tenho uma ligação muito forte com o décor. Nós, da Triart, acreditamos que a produção traz o equilíbrio que toda casa precisa. Os projetos do escritório são entregues aos moradores com tapetes no piso, mantas e almofadas no sofá, objetos na estante, flores nos vasos e aromatizadores no ar”, conta Kika.

 

Para a Living, Kika preparou uma série de dicas especiais para a composição de estantes. Esse móvel tradicional, presente em todos os lares, sempre foi muito utilizado em salas de estar, mas está conquistando novos cantinhos dentro das casas – cozinhas e até mesmo ambientes de circulação ganham um novo visual com uma estante bem-decorada e cheia de estilo.

 

Confira as dicas de Kika Mattos e transforme a sua decoração!

 

1) Momento inicial

A primeira dica é essencial: antes de iniciar a arrumação, retire tudo da estante. Mesmo que você saiba onde irá encaixar os objetos, é importante visualizar o espaço limpo, só assim você irá sentir o que está faltando e saberá o que combina melhor em cada nicho ou prateleira.

 

2) Garimpo no sebo

Não há duvidas, os livros são peças fundamentais na decoração. Para isso, a arquiteta aconselha uma visita ao sebo, quando o cliente não possui muitos livros em casa. “Sai muito mais barato do que investir em livros novos”, sugere. No caso de exemplares novos, Kika costuma adquiri-los somente em casos especiais, para decorações pontuais, como em mesas de centro e aparadores – locais em que estarão em evidência.

 

Foto: Filippe Araújo/Divulgação

 

Livros conferem um toque especial para a composição dos nichos de uma estante, principalmente quando intercalados com outros objetos de decoração

 

Foto: Salvador Cordaro/Divulgação

 

3) Elementos essenciais

Além dos livros, Kika sugere o uso de obras de arte, como quadros e esculturas, além de objetos pontuais, como caixas de madeira – elas são ótimas para decorar e, ainda, podem organizar itens pessoais sem interferir no visual. Plantas também são muito indicadas pela arquiteta, pois garantem um contraste especial graças a suas cores e também agregam leveza e frescor para o ambiente. “Amo verde, acho que cai bem em todas as produções”, considera. Outra dica é agrupar todos os objetos pequenos em um mesmo espaço, criando um conceito original para os nichos disponíveis.

 

Foto: Filippe Araújo/Divulgação

 

Obras de arte garantem uma composição sofisticada. Invista também em plantas, pois elas agregam um toque de frescor e leveza para o ambiente

 

 

Foto: Salvador Cordaro/Divulgação

 

Outra dica importante é agrupar elementos pequenos em um mesmo nicho. Também é válido criar um cantinho para o bar, com taças, copos e bebidas organizados em bandejas

 

4) Programe-se

Antes de ir às compras, a profissional sugere que seja feita uma lista, com tudo aquilo que é necessário adquirir para a nova composição. Assim, você economizará tempo e não se sentirá perdido em meio a uma infinidade de opções.

 

Foto: Salvador Cordaro/Divulgação

 

Foto: Filippe Araújo/Divulgação