ÚLTIMAS EDIÇÕES

Topo
Revista Living - Posts

Revista Living - CRIAR ♦ MORAR ♦ VIVER

Ainda descobrindo as peculiaridades de sua nova morada, a arquiteta mostra com exclusividade os destaques do projeto de interiores, em uma composição que esbanja personalidade a partir de escolhas ousadas e cores encantadoras
  /  ARQUITETURA   /  Living Visita – Paula Meneghel

Living Visita – Paula Meneghel

Ainda descobrindo as peculiaridades de sua nova morada, a arquiteta mostra com exclusividade os destaques do projeto de interiores, em uma composição que esbanja personalidade a partir de escolhas ousadas e cores encantadoras

 

“A pessoa mais alegre e colorida”. Assim, um dia, Paula Meneghel foi descrita pela professora da faculdade de arquitetura e urbanismo, na Unisinos. Dez anos após concluir o curso, a afirmação segue atual, pois é a partir das cores que a profissional, natural de Taquara (RS), imprime sua personalidade nos projetos que assina. “Lembro-me até hoje dessa frase, dita por uma professora, no segundo semestre da faculdade, para me definir. Foi muito marcante e, realmente, os toques de cor me encantam”, conta Paula.

Criativa e inquieta desde a infância, a escolha pela profissão se deu de forma natural, ao se encantar com os detalhes do curso, ainda durante o período da escola. “Quando eu estava no segundo ano (do ensino médio), a irmã de uma amiga estudava arquitetura. Eu adorava ir na casa delas, ver os projetos, os trabalhos e a dedicação que existia por trás de tudo aquilo. Assim, defini o que eu queria e, durante a faculdade, me apaixonei cada vez mais pela profissão”.

 

Foto: Marcelo Donadussi/Especial

 

“Tudo é arquitetura e, se o espaço for feito com qualidade, facilitará a vida de todos” (Paula Meneghel)

 

Com escritório na cidade natal e também em Porto Alegre, a profissional não mede esforços para atender às expectativas de seus clientes, dando espaço aos sonhos e às necessidades de cada um. Valorizando os diferentes estilos, ela explica que seu trabalho não segue um perfil único, pois o fundamental, na arquitetura, é entender aquilo que as pessoas esperam em seu ambiente. “Acredito que empatia e sintonia entre profissional e cliente são essenciais, pois essa relação cria um norte para o estilo do projeto e os traços a serem seguidos”, diz. Sem deixar de lado as preferências de cada pessoa, Paula gosta de pincelar nuances coloridas em seus projetos, pois entende que as cores têm poder no dia a dia, tornando a rotina mais leve e agradável. Outro detalhe que não abre mão é o conceito do mobiliário sob medida, valorizando a funcionalidade dentro da metragem disponível.

Compreender o real significado do projeto e aquilo que o cliente espera do espaço, segundo ela, são os grandes desafios ao iniciar um novo trabalho, consistindo em um importante fator para que o resultado seja positivo. Um ambiente bem-projetado é essencial para uma rotina agradável. “A arquitetura está relacionada a tudo. Onde as pessoas vivem, trabalham, descansam, aproveitam a vida. Enfim, tudo é arquitetura e, se o espaço for feito com qualidade, facilitará a vida de todos”, considera. Com referências em feiras do segmento, mostras, revistas especializadas e, claro, viagens – um de seus hobbies –, Paula se enche de inspiração e está sempre em busca de novidades que possam somar boas ideias em seu trabalho. “Cada novo lugar e pessoas que conheço trazem novas possibilidades e abrem horizontes a partir de suas histórias e memórias. Isso agrega não apenas em relação à arquitetura, mas também em sentimentos e novas emoções para os projetos”, diz.

 

De casa nova

A felicidade é constante na rotina da arquiteta e os bons sentimentos ganham ainda mais espaço a partir do projeto de interiores pensado para o seu novo apartamento, na capital. Ainda descobrindo as novidades do lar recém-finalizado e o que cada cantinho tem de melhor para oferecer, Paula mostra com orgulho o resultado do projeto. Uma composição alegre, assim como a moradora, e que aproveita ao máximo todo o layout. Com 68 m², o apartamento tem conceito atemporal e mescla com bom gosto diferentes estilos. O toque industrial aparece na área social, com uma coluna em concreto aparente, demarcando a sala de jantar. No estar, o clima delicado e, ao mesmo tempo, repleto de atitude, ganha força a partir da parede pintada de rosa – esse, aliás, é um dos detalhes preferidos pela arquiteta. “A ideia foi criar espaços aconchegantes, mas modernos. Como gosto de trazer lembranças dos lugares que conheço, optei por móveis de linhas retas, com design clean, para que eu pudesse ousar um pouco mais na decoração”, explica. Entre os itens garimpados em suas viagens está uma coleção de copos – cada um representando uma cidade que visitou pelo mundo.

Ainda sobre o living cor-de-rosa, a composição de quadros reflete a sua personalidade, unindo delicadeza e atitude na medida certa. As cores criativas contrastam com as poltronas clássicas amadeiradas colocadas na lateral do ambiente, junto à janela. Pós-graduada em iluminação, o projeto luminotécnico valoriza cada detalhe do décor, tanto na área social quanto nos ambientes privativos. Para o lavabo, Paula apostou em um visual ousado: a parede azul é pontuada por uma faixa de azulejos de metrô na cor preta. Espelhos com molduras do tipo rococó imprimem um toque vintage para o ambiente, que ganhou um charmoso lustre colorido e uma escultura de unicórnio na parede. Um charme!

 

Confira os detalhes do novo apartamento: