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O poder do abacate

De vilão a mocinho, o abacate é a sensação do momento. Apesar de calórica, a fruta possui componentes que auxiliam na dieta e, de quebra, estimulam a hidratação da pele e dos cabelos

 

Durante anos o abacate foi visto como vilão na dieta, mas recentemente conquistou o posto de queridinho na alimentação, fazendo parte de receitas que vão do café da manhã ao lanche da tarde. No Instagram, ele é sensação – os perfis de dieta e vida saudável compartilham diariamente fotos e receitas que têm a fruta como protagonista. Diante de tal fama, conversamos com especialistas em saúde e beleza para desvendar os benefícios desse ingrediente quando incluído na rotina. E aí, ficou curioso? Os profissionais garantem que a fruta é uma poderosa aliada para a saúde, desde o seu consumo até o uso como cosmético, deixando pele e cabelos ainda mais belos e hidratados.

 

os benefícios em uma dieta saudável

É bem verdade que o abacate possui alto valor calórico. De acordo com a nutróloga Esthela Conde, a cada 100 gramas da fruta, são aproximadamente 160 calorias. No entanto, a profissional afirma que isso deixa de ser um problema no momento em que o alimento é consumido de maneira correta. “É importante frisar que contar as calorias nem sempre é a saída para o emagrecimento”, diz. Entre os principais fatores que culminaram na recente fama do abacate, Esthela destaca sua composição, rica em gorduras consideradas de boa qualidade, como ômega 3, 6 e 9, além de vitaminas antioxidantes, como A, complexo B, C, E e K, auxiliando também no combate ao envelhecimento precoce. “O que pouco se falava, até então, é que ele possui um bom valor proteico e pouca quantidade de carboidrato”, diz a nutróloga. A nutricionista Carolina Pecis também destaca a presença de sais minerais, como potássio, ferro, cálcio e magnésio, além de uma quantidade impressionante de fibras. “Em 10 gramas de abacate, temos o correspondente a 40% de toda a quantidade de fibra recomendada diariamente, fazendo com que o seu consumo também esteja relacionado ao bom funcionamento do intestino”, explica Carolina.

Ao ser inserida em dietas saudáveis, as profissionais ressaltam que, apesar de calórica, a fruta proporciona benefícios na alimentação. “Quando se pensa em emagrecimento, devemos nos preocupar com a qualidade dos carboidratos a serem consumidos”, explica Esthela. Assim, a gordura de boa qualidade concentrada na fruta pode auxiliar nesse processo, visto que seu consumo proporciona saciedade durante um longo período. Segundo Carolina, a redução dos picos de glicose e níveis de colesterol sanguíneo também entram nessa extensa lista de benefícios. De forma indireta, ainda, o abacate pode estimular o aumento da testosterona e GH, hormônios que, de acordo com Esthela, atuam no ganho de massa muscular, acelerando o metabolismo e, consequentemente, resultando no emagrecimento.

É claro que cada pessoa deve receber orientações individuais, por isso, é importante conversar com um profissional qualificado a fim de saber qual a melhor maneira de incluir a fruta na alimentação. “Cada paciente possui um estilo de vida e particularidades metabólicas que requerem ajustes e adequações alimentares. Por isso, ressalto a importância de consultar um profissional especializado, que poderá orientar sobre o melhor método para alcançar os objetivos de forma saudável”, orienta a nutricionista.

 

Hidratação para pele e cabelos

Além dos benefícios da fruta em relação à alimentação, o abacate também possui grande poder hidratante – são inúmeros os produtos cosméticos feitos à base desse ingrediente. Das receitas caseiras, que muitas vezes passam de geração em geração, a fórmulas que fazem sucesso em produtos de renomadas marcas de beauté, é possível incluir de maneira prática o abacate no ritual diário de cuidados com o corpo. De acordo com Alberto Cordeiro, dermatologista especialista em cosmiatria, as propriedades hidratantes do abacate são benéficas tanto para a pele quanto para os cabelos. “As gorduras consideradas boas, como o ômega 3, possuem grande poder antioxidante, assim como a vitamina C, que também ajuda na formação de colágeno”, explica. As receitas caseiras apresentam excelentes resultados e podem ser aplicadas uma vez por semana ou a cada 15 dias. “No entanto, é preciso ter cuidado com a manipulação dos ingredientes ao preparar uma máscara à base de abacate, higienizando bem as mãos antes de iniciar o processo”, alerta o dermatologista.

Para os cabelos, essas fórmulas são capazes de hidratar desde a cutícula do fio, melhorando tanto o brilho quanto a textura e fortalecendo a fibra capilar. A hair specialist Déia Dios, do SpaDios Rio de Janeiro, ensina a preparar uma receita para hidratar as madeixas mais ressecadas ou com aspecto seco. “Use meio abacate, um pote de iogurte natural e uma colher de mel. Misture bem e aplique nos fios ainda secos, do comprimento às pontas, deixando agir por 20 minutos antes de lavar”, orienta a profissional.

 

A vitamina E e os carotenoides presentes na fruta evitam a formação de rugas e linhas de expressão

 

 

Para a pele, a nutricionista Carolina Pecis ressalta o poder hidratante devido aos seus nutrientes. As máscaras à base de abacate, ou mesmo o óleo da fruta, também ajudam a manter a vitalidade e a elasticidade, enquanto o ácido oleico (ômega 9) auxilia na redução da vermelhidão e na irritação da pele, estimulando a sua capacidade reparadora. “Ingerir esse ácido graxo de maneira adequada também regula a produção de sebo, o que influi na diminuição de acne e oleosidade”, explica. De acordo com ela, ainda, a vitamina E e os carotenoides presentes na fruta também evitam a formação de rugas e linhas de expressão.

 

Matéria publicada na edição 83 – julho 2018 da Revista Living