Topo
Revista Living - Posts

Revista Living

  /  NOVIDADES   /  Portobello ganha 25º Prêmio Expressão de Ecologia

Portobello ganha 25º Prêmio Expressão de Ecologia

Diminuição de resíduos e fragmentos faz parte da proposta apresentada pela fábrica de revestimentos

 

A Portobello acaba de ganhar o prêmio Expressão Ecologia na categoria Resíduos Sólidos, com o projeto Gerenciamento, Reaproveitamento e Valorização na Portobello. Os jurados da categoria procuravam projetos com iniciativas que respeitassem a política nacional de resíduos sólidos, buscando evitar ou minimizar os danos causados devido ao destino inadequado dos resíduos.

A proposta que a Portobello apresenta é a implantação de um sistema de gerenciamento de resíduos sólidos para minimizar a geração de fragmentos, os quais muitos tinham como destino os aterros sanitários. A ação envolve etapas de planejamento e administração dos destroços gerados pela empresa, prezando a não geração, a reutilização, o aproveitamento e a reciclagem dos mesmos. Entre as etapas fundamentais para o sucesso projeto, estão a organização, o treinamento, a divulgação e a orientação que envolve os colaboradores, serviços terceirizados, empresas parceiras e funcionários.

Alessandra Santos, analista de meio ambiente, e Roberto Basso, gerente de meio ambiente, representaram a Portobello na premiação

 

O resultado decorrente do processo foi a diminuição do envio de resíduos para os aterros. Com isso, a Portobello consegue evitar que 126.000 toneladas de resíduos sejam despejas em aterros sanitários, por ano em Tijucas. De todos os produtos consumidos e gerados, a maioria tem 100% de reaproveitamento como:

Cacos Cerâmicos: 41.500 toneladas geradas e consumidas

Chamote: 47.000 toneladas de resíduos gerados e consumidos

Resíduos das estações de tratamentos + pó de filtro manga: 30.000 geradas e consumidas

Outros resultados

Rolo Refratário: 53 toneladas gerados e consumidos

Reciclagem: 4.900 toneladas de resíduos reciclados (papel, plástico, papelão, sucata metálica, madeira e óleo industrial)

Abrasivos: 1.100 toneladas de abrasivos reutilizados como material drenante em aterros industriais

Aterro: 190 toneladas de resíduos destinados para aterros industriais

A soma desses fatores significa que, em 2017, apenas 0,35% dos resíduos gerados na empresa foram destinados a aterros industriais, e 17% de sua matéria-prima são provenientes do reaproveitamento de resíduos. “Nosso objetivo com esse projeto é ir além da destinação final adequada determinada em lei. Esse projeto mostra como podemos contribuir para um meio ambiente melhor, economizando recursos e reciclando quase a totalidade de nossos resíduos”, explica Roberto Basso, gerente técnico da Portobello.

 

Sobre o Prêmio:

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão e tem como objetivo reconhecer e divulgar ações ambientais de empresas da região Sul do Brasil, incentivando outras a seguirem o mesmo caminho, aumentando a conscientização ambiental de empresários e ambientalistas. Isso a tornou a maior premiação ambiental do país no segmento empresarial, com reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente. São mais de 2.642 cases inscritos em 25 anos, das principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades do Sul do país, batendo recordes de inscrições a cada ano.

Comentar

× Fale conosco!