Topo
Revista Living - Posts

Revista Living

  /  MODA   /  Um clássico moderno

Um clássico moderno

Morada de Oscar Niemeyer, consagrada mundialmente como um dos exemplares mais expressivos da arquitetura moderna brasileira, foi o cenário escolhido por Barbara Casasola para os cliques de sua coleção. As linhas minimalistas dos looks conversam em perfeita harmonia com os traços sinuosos da construção datada de 1951

 

Fotos: Rafael Pavaroti/Divulgação

 

Projetada em 1951 por Oscar Niemeyer, a Casa das Canoas é um dos exemplares mais expressivos da arquitetura moderna brasileira. Localizada em meio à floresta, na Estrada das Canoas, na capital carioca, a residência onde morou o arquiteto durante alguns anos a partir de 1953, hoje é protegida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), devido ao papel de destaque que exerce no cenário arquitetônico nacional.

Obra prima da arquitetura moderna e, certamente, um dos grandes ícones da carreira de Niemeyer, a morada serviu como cenário para a coleção de verão 2019 de Barbara Casasola, estrelada pela top Barbara Fialho. Admiradora da obra do arquiteto, a estilista conta que as linhas sinuosas de seus desenhos têm servido como grande inspiração em seu processo criativo.

“De uma forma muito brasileira, sua linguagem visual consegue pragmática, mas também feminina e sensual”, avalia Barbara. Na área externa da residência, as esculturas assinadas por Alfredo Ceschiatti, grande amigo do arquiteto, acentuam esse conceito observado pela estilista.

Exaltando a coleção de linhas minimalistas e shapes fluidos, as instalações da residência conversam harmoniosamente as produções pensadas por Barbara, que já gravou seu nome no cenário fashion internacional, sem esquecer suas raízes brasileiras.

“Niemeyer me lembra a primazia da beleza. Ele nos mostra como misturar elegância e feminilidade com modernidade. Ele entendeu o papel crítico que a beleza desempenha no bom design, que eleva nosso olhar para além do mundano e em direção ao sagrado”, considera.

Comentar

×