Vai fazer home office? Saiba como se organizar e tornar esse período produtivo e confortável
Com algumas adaptações é possível aproveitar esse período de maneira organizada e responsável. Ficar em casa, agora, é a melhor opção – e nós vamos te ensinar a deixá-la mais confortável para a sua rotina de trabalho Em tempos de coronavírus e todas as precauções para evitar que ele se dissemine entre a população, …
Com algumas adaptações é possível aproveitar esse período de maneira organizada e responsável. Ficar em casa, agora, é a melhor opção – e nós vamos te ensinar a deixá-la mais confortável para a sua rotina de trabalho
Em tempos de coronavírus e todas as precauções para evitar que ele se dissemine entre a população, muitas empresas estão adotando uma (nem tão) nova forma de trabalho: o home office. Evitar de sair de casa para postergar ao máximo a proliferação do vírus é uma das medidas encontradas pelas unidades de saúde e então, todos aqueles que podem executar suas tarefas remotamente, ou seja, fora do ambiente de trabalho, estão sendo aconselhados a permanecerem em casa.
Vale lembrar que essa medida, de permanecer em casa a maior parte do tempo, deve ser respeitada não apenas durante o horário de trabalho. É ideal que a população evite aglomerações e apenas saia para a rua em casos necessários, como ir ao mercado ou à farmácia (mas lembre-se: não há necessidade de estocar mantimentos ou remédios, vamos evitar também o pânico!). Para facilitar esse novo momento e orientar aqueles trabalhadores que ainda não estão acostumados com o fato, vale a pena conferir algumas dicas que separamos.
Adepta ao home office neste período, a arquiteta Greice M. Borges (segue ela no insta @arq.greicemborges e veja mais conteúdos!) explica que o conforto e a praticidade são itens essenciais nesse período. “Escolha um local apropriado para trabalhar em casa e tenha perto de você tudo aquilo que for precisar para desenvolver suas atividades profissionais”, diz.
Se você não dispõe de um espaço próprio para o escritório, uma dica que a arquiteta Greice M. Borges dá é a adaptação da mesa de jantar para esse fim (Foto: @arq.greicemborges/Reprodução)
Uma dica para aqueles que não dispõem de um escritório ou escrivaninha em casa é adaptar a mesa de jantar para esse fim. E, se possível, abra mão das cadeiras tradicionais e utilize um modelo ergonômico, evitando dores nas costas ao fim do dia. “Não esqueça de manter o local de trabalho sempre organizado”, acrescenta a arquiteta, que gosta de ter plantas sempre por perto, com o intuito de estimular o bem-estar e melhorar, inclusive, a qualidade do ar no local em questão. Valorize a iluminação natural e a ventilação do espaço, assim seu dia será ainda mais prazeroso.
Além de atentar para todos itens de conforto e ergonomia, que certamente deixarão esse período mais agradável, é preciso estabelecer algumas regrinhas para evitarmos distrações.
Devemos saber que, apesar de estarmos em casa, estamos trabalhando. Por isso, o ideal é seguir a mesma rotina que levaria se fosse para a empresa. Acorde no mesmo horário, troque de roupa – “Não trabalhe de pijama!”, salienta Greice, e respeite o seu horário de trabalho normalmente, com o intervalo correto para almoço. Não emende esse período – muitas vezes podemos nos perder no tempo e trabalhar além do normal, o que, ao final de alguns dias, resultará em um cansaço desnecessário. Lembre-se: provavelmente passaremos alguns dias nessa situação, por isso não exagere e atente para o seu bem-estar físico e mental.
De acordo com Greice, organizar seus equipamentos e materiais de trabalho é uma dica importante para deixar a rotina mais confortável
e produtiva durante este período
“É importante ter essa clareza e disciplina sobre o horário de trabalho. Estabeleça qual será a sua jornada e, ao final, desligue o computador”, completa Greice. Se estiver com filhos em casa, procure explicar que você está trabalhando e não poderá passar aquele tempo com eles. O mesmo vale para animais de estimação, televisão e até mesmo atividades da casa, deixe para executá-las somente após o expediente, como de costume.
Para os gestores, uma dica é manter a comunicação com a equipe através de canais como WhatsApp, Google Hangouts ou Skype, além de videochamadas e videoconferências, com o intuito de esclarecer dúvidas e, sobretudo, mantendo a rotina profissional da empresa. “É importante criar uma lista de tarefas que não apenas evitará distrações, como também irá aumentar a produtividade durante o dia”, orienta a arquiteta.
Veja algumas dicas de decoração:
Projeto assinado pelo arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris (Foto: Divulgação)Projeto assinado pela arquiteta Bianca Da Hora, com escrivaninha em frente à janela (Foto: MCA Estúdio)Neste office com visual rústico, o arquiteto Márcio Verza aproveitou a metragem disponível junto à sala íntima, criando um cantinho confortável e bem-iluminado para o trabalho (Foto: Divulgação)
Home office assinado por Mariana Ciciarelli para a Casa Cor Ribeirão 2019 (Foto: Felipe Araújo)
Projeto assinado por LZ Estudio, aproveitando o cantinho da varanda (Foto: Mariana Orsi)
Home office assinado pela arquiteta Leticia de Nóbrega (Foto: Mariana Orsi)
Projeto assinado por JMA Estúdio (Foto: Mariana Orsi)
Home office assinado por Bezamat Arquitetura (Foto: MCA Estúdio)
Kellyn Boniatti
Fique por dentro das últimas tendências, curiosidades, promoções e tudo da Living.