Profissional referência no Rio Grande do Sul, a cirurgiã-dentista Márcia Barcellos fala sobre as técnicas que visam melhorar a harmonia da face e contribuir para a autoestima do paciente Fotos: Vinicius Dalla Rosa/Divulgação Cada vez mais em voga quando o assunto é beleza, a harmonização facial está atraindo muitos adeptos em todo o …
Harmonização facial

Profissional referência no Rio Grande do Sul, a cirurgiã-dentista Márcia Barcellos fala sobre as técnicas que visam melhorar a harmonia da face e contribuir para a autoestima do paciente
Fotos: Vinicius Dalla Rosa/Divulgação
Cada vez mais em voga quando o assunto é beleza, a harmonização facial está atraindo muitos adeptos em todo o país. A partir do ácido hialurônico (AH) e da toxina botulínica, conforme explica a cirurgiã-dentista Márcia Barcellos, referência no assunto no Rio Grande do Sul, a harmonização diz respeito a um conjunto de técnicas à base dessas duas substâncias que, quando combinadas, resultam em um visual harmônico e natural para os terços da face. “Além de transformar os traços, corrigir assimetrias, hipertrofias e outras questões que estejam em desarmonia com a face do paciente, esses procedimentos trazem um ar mais jovial à aparência, retardando o envelhecimento facial”, explica.
Com duração que varia de quatro meses, no caso do botox, até dois anos, quando se fala em preenchimento facial (realizado com AH), os resultados iniciais, em sua maioria, podem ser observados desde o momento da aplicação, ainda no consultório. Porém, conforme explica Márcia, somente com o passar dos dias, a partir de uma semana, em média, é que o resultado final poderá ser visto em sua totalidade. Uma beleza natural e livre de excessos é o objetivo a ser alcançado com a harmonização facial, por isso a importância de procurar profissionais especializados na técnica.
“Em uma consulta inicial, realizamos a avaliação do paciente, priorizando as suas principais queixas. Com o olhar clínico de um profissional especializado, montamos juntos um plano de tratamento e um mapeamento facial adequado para cada caso. Algumas medidas e proporções numéricas podem ser utilizadas para auxiliar na busca pelos melhores resultados”, diz a profissional, que possui cursos de especialização no Brasil e no exterior.

Com técnicas e materiais cada vez mais inovadores, diferentes perfis de pacientes a procuram para melhorar a aparência e, consequentemente, elevar a autoestima. “As contraindicações são mulheres grávidas, lactantes ou pessoas com doenças autoimunes e infecções locais”, pondera. Dessa forma, de acordo com o planejamento realizado na primeira consulta, o profissional junto ao paciente decidirá a melhor abordagem, podendo realizar mais de um procedimento em uma única sessão, se as áreas a serem abordadas forem pequenas. “Quando o paciente necessita de um maior número de correções, o ideal é dividir as sessões em intervalos quinzenais”, explica a profissional.
Entre os procedimentos mais procurados no consultório, além do botox – que não apenas disfarça as indesejadas rugas da face, como também previne o envelhecimento –, estão o preenchimento labial, no caso das mulheres, e mandibular entre o público masculino.
Saiba mais sobre a técnica aqui.
Dra. Márcia Barcellos (CRO-17243)
Tel.: (51) 3026-0051 ou 99377-5776
Av. Carlos Gomes, 700, sala 912, Porto Alegre (RS)